top of page

Momentos difíceis

Cristina Santos 18/04/23 - 3 min para ler


Precisamos entender que as dificuldades ou sofrimentos acontecem,  fazem parte; lutar poderia fazer essa mesma história de amor continuar.


Foto: Freepik


Os casais que descrevem a história do relacionamento como sendo caótica geralmente estão infelizes no presente. Não contam histórias de união ou de aprenderem com os momentos difíceis ou experiências negativas. Não há a percepção nas descrições deles de que as dificuldades e os conflitos passados fortaleceram a confiança mútua.



Claro que sabemos que os casais que estão bem desenvolvem um relacionamento, onde as situações alegres e momentos bons acontecem com frequência. Nos depoimentos de casais com relacionamentos longos e duradouros eles afirmam que a convivência é enriquecida por alegria e bom humor, e a maior parte do tempo têm experiências significativas, que trazem uma admiração pelo outro, renovando a relação. Falam até que o segredo de uma vida a dois satisfatória são esses momentos felizes, mas que são conquistados no cuidado com a relação.



Porém, isso não quer dizer que os casais não sobreviveriam a eventos de conflito ou tristeza. Precisamos entender que as dificuldades ou sofrimentos acontecem, fazem parte. Devemos, enquanto parceiros de uma vida, valorizar nossos empenhos, tomar consciência que cair no caos só irá interromper uma história de amor, enquanto lutar poderia fazer essa mesma história de amor continuar.



Em contraste ao medo que muitos têm de passar por dificuldades como se elas não fizessem parte ou fossem significar que a relação amorosa acabou ou não é de boa qualidade, muitos casais, e felizes, expressam orgulho por terem vencido tempos difíceis, valorizando o esforço e ainda enfatizando que o comprometimento foi fortalecido.



Acreditam que direcionaram seu próprio caminho juntos, com base em seus objetivos, aspirações e valores em comum, construindo um sistema de significado e propósito compartilhado. É muito construtivo, para a vida a dois, demonstrar essa energia positiva, quando se recordam de dificuldades passadas, independente da intensidade que elas ocorreram: o que importa, o que conta é que conseguiram superar e seguir seu caminho unidos. O segredo é como interpretar os eventos negativos e positivos.



Aliás, muito depende da lente que tem o nosso olhar! Os acontecimentos ruins e difíceis podem levar a várias memórias infelizes, podem gerar uma crise para os dois, mas o que vale é conseguirem seguir juntos, pois a relação estaria muito frágil se não conseguisse sobreviver às tensões e tristezas, pois elas virão!



Não seria surpreendente se eventos tão transformadores e as dificuldades que se seguem à essas situações, não gerassem momentos de estresse, mas o fato do casamento satisfazer aos dois faz com que a atenção e a lente esteja na posição otimista, resiliente! E assim, ao invés de sucumbirem irão expressar orgulho pela força e perseverança que tiveram. A tendência do casal que está em harmonia é valorizar as lutas passadas e vibrar com os obstáculos vencidos, podendo assim, desfrutar da vida juntos. E comemorar.



Confira outras textos (AQUI) Cristina Santos (31) 3286-8566 | (31) 99127-9382 www.cristinasantospsicologa.com





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page