top of page

AMOR CARENTE

Você já deve ter ouvido muita gente falar: estou carente hoje! Preciso de atenção! Ninguém gosta de mim! Ou então seu próprio parceiro: vc não está me dando atenção! Vc nem me ligou! Ou nem passou uma mensagem! Vc não prioriza o nosso relacionamento! Eu não sou importante para você? Você não gosta mais de mim?

Quanta cobrança! Quanta reclamação! Será que um relacionamento suporta toda essa pressão? Muitas vezes a pessoa que pede atenção não percebe que há um excesso no seu olhar, na sua maneira de lidar com a pessoa que está a seu lado, numa relação amorosa, e não de submissão ou dependência. Amar não é ficar colado ou esperar que o outro realize suas expectativas. Atender essa “carência” do outro não significa amor ou mais amor, mas sim criar uma expectativa que com o tempo pode se tornar impossível de manter: a dependência anula a pessoa de um, enquanto valoriza a do outro. Você pode até se sentir bem ao lado dessa pessoa, que “ama carente”, pois a sua maneira de ser é valorizada por ela (ela não pode te perder!!), mas isso é estar submetido.

Além disso, muitos casais se mantêm aglutinados através de conflitos, brigas, controle, constantemente, pois esse é também um jeito de manter a pessoa próxima, criando sempre tensão e uma suposta união, que é na verdade, esse amor carente: nunca o que se recebe é suficiente. Por exemplo, e para me fazer entender melhor, uma mulher para a qual a identidade principal é ser mãe, ela perde sua referência quando os filhos crescem, então ela dá a esses filhos "amor carente", isto é, para que eles sempre precisem dela e assim ficam próximos. Na relação do casal acontece dessa mesma maneira: um ama o outro de forma carente para que o outro acredite que precise sempre dele, e não possa nem pensar em viver sem ele.Os excessos são vários: de cuidado, de zelo, de fazer coisas pelo outro, de querer ficar junto, não perder de vista!

Talvez algumas pessoas possam ter a ilusão que amor carente mantém um relacionamento amoroso, por anos e anos, feliz e em harmonia. Só que a exigência é grande demais e a armadura muito dura e pesada : você arriscaria?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page