top of page

O DESAFIO DE SABER OUVIR


No nosso “Vida a Dois” aqui no site, falo da importância do olhar e saber ouvir. Isso faz parte da comunicação, que promove o entendimento entre o casal, estimulando sempre o diálogo, em conversas boas e proveitosas, mantendo-se assim, a vontade de cada vez mais, compartilhar experiências.

E como ter esse diálogo de alta qualidade? Primeiramente, precisamos “saber ouvir”. E para isso vou passar para vocês o passo a passo dessa lição.

• Disponibilidade – precisamos estar disponíveis para ouvir, voltados fisicamente e emocionalmente para quem está falando conosco. Se não puder naquele momento, peça o tempo necessário, 1 minuto se for o caso, mas esteja pronto para ouvir.

• Contato visual - mantenha seu olhar no seu parceiro, enquanto ele estiver falando, pois isso comunica à pessoa que ela tem sua total atenção.

• Genuíno interesse - devemos mostrar verdadeiro interesse sobre o assunto que está sendo tratado, caso contrário, o seu parceiro de conversa ficará sem estímulo para continuar, e vai parando de falar.

• Não interromper - procure não interromper enquanto a outra pessoa estiver falando. Espere que ela termine o raciocínio para se expressar.

• Não criticar - quando apressadamente falamos o que pensamos, passamos a mensagem de que a pessoa não sabe lidar com a situação, ou que nós é que sabemos resolver a situação. Nessa hora, a última coisa que alguém quer ouvir é critica ou a sua solução perfeita!

• Observar - observe e compreenda o que ela precisa. Muitas vezes ela quer apenas organizar melhor suas idéias ou contar o que aconteceu no seu dia. Respeite o ritmo da outra pessoa.

• Admirar - é preciso admirar e valorizar a pessoa que está falando com você, para que aquele conteúdo da conversa desperte sua atenção, e o que está sendo dito prenda mais e mais seu interesse.

• Envolva-se! Familiarize-se com os Hobbies um do outro, questões de trabalho, família, amigos e projetos de vida. É uma maneira de estar conectado e fazer fluir melhor qualquer bate-papo. Afinal, quem quer melhores respostas, faça melhores perguntas!

• E seja solidário! Aconteça o que acontecer, seja lá o que ele lhe conte, fique do lado do seu parceiro. Apoie e não julgue.

E se você tiver mais alguma sugestão que possa ajudar os casais a melhorar a comunicação, sendo "bons ouvintes", deixe para nós aqui no site, nos comentários, esse espaço que é seu, é nosso! Nós só temos a agradecer!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page