top of page

DESEJO FEMININO

Vida a dois. Apesar de ouvir no consultório muitas queixas masculinas sobre o desejo sexual de suas parceiras, eu não acredito que houve uma diminuição nessa vontade.

Eu ouço e vejo uma mulher desejosa em fazer sexo, cheia de fantasias, sonhadora, querendo parcerias amorosas e sexuais. Uma mulher que se cuida, demonstrando ser importante estar bonita e atraente, uma mulher que busca conhecimento, cultural e acadêmico, ter vida própria, para sua realização pessoal, e até para ser interessante para o outro.

O que eu percebo é que há uma diminuição de interesse sexual num relacionamento, por determinado parceiro, num contexto específico. Por exemplo: se não há conexão emocional, o desejo diminui, sim. Se a mulher não admira o homem que está ao seu lado, não tem vontade de fazer sexo com ele. Se ela se sente desvalorizada ou está magoada, não se abre para o sexo.

O que estou enfatizando é que talvez o senso comum esteja falando de uma mulher com menor vontade de sexo, dentro de um relacionamento de casal, onde dependendo dos “humores da vida a dois” o desejo feminino aumenta ou diminui. Caso a relação amorosa esteja ruim, o casal sem sintonia, desconectado, como se estivessem em disputas, lados opostos e não juntos, a mulher dessa relação estará fechada para ser sensual, olhar para o homem com desejo e fazer sexo. Não há clima.

Leia também: Sexo bom para os dois

Mas vamos aproveitar e dar uma visitada nessa área para um novo cuidado na maneira de relacionar, prestar mais atenção nesse que está ao seu lado e em você? E, quem sabe, aperfeiçoar essa parceria?

Dentro do contexto de um relacionamento, talvez o ponto de partida para o desejo estar afiado, com todo o seu potencial (aqui estamos deixando de lado qualquer problema físico), seja a qualidade da relação. Em uma relação amorosa que está arejada, fluindo bem, os dois parceiros em harmonia, felizes com aquele encontro de duas pessoas que se amam e se entendem, o desejo vem naturalmente: ele é estimulado pela própria relação. Se a mulher está satisfeita com o relacionamento, ela tem vontade e desejo de fazer sexo, de ter e dar prazer, de insinuar e mostrar que sente prazer, de expressar a intensidade do que sente, e da maneira como o sexo acontece; e essa dinâmica é extremamente excitante para ela, também.

A partir disso, é bom que o casal saiba que pode contar com sua grande aliada, a imaginação, ficar atento às muitas maneiras de ir se conhecendo e se deixar conhecer, na curiosidade em torno do sexo. E nada mais estimulante do que isso, inclusive no dia a dia, para brincar com esse universo sexual. Como diz a música da Marina: “eu e você fazemos um país”. Então, nada de acomodação: talvez seja melhor mudar o lugar de se fazer sexo do que trocar de marido, parceiro ou parceira.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page