DOIS EM UM ?

DOIS EM UM ?

Nossa necessidade de estar com alguém nos leva a procurar por conexão, mas a verdadeira conexão exige pessoas emocionalmente distintas, e não fundidas, como se houvesse lugar somente para uma opinião, uma maneira de pensar.

O fato do casal discordar em uma opinião sobre qualquer tema que seja, não significa que o casal esteja desconectado, e sim que cada um mantem sua autonomia, sua identidade, e há uma troca, sem nenhum estar submetido ao outro. Isso pode arejar o relacionamento trazendo riqueza e curiosidade para as conversas.

Mas parece que ainda acreditamos nessa imagem ilusória de "casal ser um só". Pelo que ouço no consultório esse tipo de união agrada as pessoas. Eu tenho observado como essas apresentações extremamente precisas de um casal patinando no gelo, nados sincronizados, os passos de um ballet, malabaristas em um circo colocam a platéia paralisada, encantada. Então alguma coisa especial sobre a unidade que envolve essas imagens é que toca tanto e tantas pessoas : a ilusão de dois corpos aparentando serem um só, como se abandonassem suas próprias identidades para serem um.

E você deve estar pensando o que isso tem a ver com vida a dois?

Tem muita ligação. Essa imagem de beleza precisa que fica em nossas mentes, vem reforçar e estimular o senso comum de que, num casal feliz, "dois são um", influenciando e guiando assim, de forma distorcida, nossas relações amorosas no seu dia-a-dia. E no trabalho com casais, eu observo, como essa ilusão de completude é uma das fontes de discórdia nos casais, pois se essa idéia de que, num bom relacionamento, os parceiros são como a imagem de uma coreografia perfeita dos patinadores, é a que

prevalece, mesmo sendo um equívoco, os dois acreditando que devem funcionar assim, ficam nessa busca frustrante,

Precisamos ficar muito atentos ao que está realmente acontecendo em nossas vidas e relacionamentos, e principalmente, ao que estamos seguindo dentro da nossa cultura e do senso comum, pois ao tomar uma direção equivocada inspirada por esses falsos ditados “não podemos sonhar alto pois o tombo é maior”, “casal é um só”, “não vou ter esperança porque não tenho certeza se dará certo”,”é melhor não confiar em ninguém´, podemos deixar de ser felizes e perder nosso amor dessa parceria da “vida a dois”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo